Quando precisamos de novas estratégias para aumentar as vendas, a primeira coisa que vem em mente são ações de marketing e divulgação. Mas, antes de pensarmos em ações externas, é necessário analisarmos se nossos processos internos funcionam bem.
No mercado de marmoraria, é comum fabricantes investirem em ações que geram aumento de vendas para seu negócio, mas logo em seguida descobrem que não estão preparados para atender essa nova demanda de forma adequada.
Leia mais no Blog da Fabras: Tipos de lixas: Em quais materiais devem ser usadas?
Um dos principais pontos que pode influenciar nos resultados financeiros de sua marmoraria é a gestão do estoque. Sendo assim, selecionamos algumas dicas simples e eficientes para você organizar o estoque da sua empresa e assim aumentar suas vendas.
1. Planeje os processos
Definir processos eficientes é fundamental para uma marmoraria. Portanto, faça um mapeamento de todas as movimentações do estoque. Além de entradas e saídas, não se esqueça das devoluções, perdas, transferências, remessas para assistência, etc.
Em seguida, é importante descrever cada uma dessas etapas, detalhando o modo correto de registrá-las.
2. Invista em tecnologia
Considere investir em um sistema informatizado de gestão de estoque. Existem hoje no mercado diversas opções de sistemas, para todos os portes de empresas, que oferecem soluções eficientes com um bom custo-benefício.
Um software de gestão é uma ótima ferramenta para deixar o trabalho mais ágil, seguro e eficiente em uma marmoraria. Além de ajudar com todos os processos de armazenagem, ele permite a emissão de relatórios que te ajudam a tomar decisões mais rápidas e precisas.
3. Treine seus funcionários
De nada adianta investir em todas essas melhorias se a sua equipe não estiver bem treinada e envolvida fortemente com esse objetivo. Determine as funções de cada colaborador, deixe clara a importância e os benefícios dos processos e mantenha um treinamento constante sempre com foco em aumentar suas vendas. Dessa forma a sua marmoraria vai crescer coletivamente.
4. Organize a área de armazenamento
Manter o local de armazenamento organizado e bem sinalizado é fundamental para que a equipe localize os produtos com facilidade. Separe áreas específicas para cada tipo de produto. Sinalize cada área com seus devidos nomes, códigos, marcas. Registre no sistema a localização de cada item.
Lembre-se de capacitar os funcionários para a manutenção da organização.
Leia mais no Blog da Fabras: Conheça o serviço de conversão autorizada de lixas
5. Conheça o giro de seus produtos
Analisar a frequência de saída de cada produto vai te ajudar a definir como eles devem ser alocados dentro do seu espaço de estoque, mantendo os produtos com maior giro na frente, mais acessíveis e os que têm menos saída mais ao fundo.
Além disso, com essa informação será possível fazer um melhor planejamento de novas compras e analisar o tempo que essa mercadoria está estocada na sua marmoraria. Enfim, permite uma gestão mais inteligente do seu estoque.
6. Faça revisões periódicas do estoque
Crie um calendário de revisões periódicas do seu estoque. Refazer a contagem dos seus produtos com frequência permite que você trabalhe sempre com informações mais precisas e evite surpresas desagradáveis. Além disso, será possível antecipar ou adiar compras para trabalhar com um estoque mínimo e garantir um fluxo de caixa mais equilibrado.
Agora que você já analisou todos os aspectos necessários para garantir a capacidade administrativa da sua marmoraria, principalmente no que diz respeito à gestão do estoque, vamos falar sobre as estratégias para aumentar suas vendas e lucratividade.
7. Marketing digital
Muitas pessoas não sabem, mas ações de marketing digital são tão eficientes para o comércio tradicional como para negócios online. A internet transformou o comportamento das pessoas. Cada vez mais, os consumidores querem conhecer a empresa, buscar informações na internet, interagir e sentir confiança antes de adquirir um produto ou serviço. O mesmo serve para uma marmoraria.
Através de ações como publicidade no Google, redes sociais, conteúdos relevantes, entre outras, é possível captar potenciais clientes e iniciar uma relação de confiança.
Primeiramente é fundamental fazer uma análise da situação da empresa, dos objetivos e desafios, identificando os pontos de melhoria. Em seguida, definir ações estratégicas com foco nesses objetivos e acompanhar os resultados.
Além de ações com foco em captação de clientes, mudanças em algumas áreas podem aumentar as vendas do seu negócio.
8. Atendimento ao cliente
Garantir a satisfação do cliente é ponto básico para qualquer negócio. Num mercado cada vez mais competitivo, para se destacar, fidelizar seu cliente e aumentar seu faturamento é necessário surpreendê-lo.
Você sabe quais são as necessidades do seu cliente? O que ele realmente procura e não encontra em seus concorrentes? É aí que deve estar o seu foco. Faça pesquisas, converse com seus clientes, levante informações e implemente melhorias que farão a diferença para sua marmoraria.
9. Produtos de qualidade
Outro aspecto bastante importante é a seleção dos produtos e marcas que farão parte do seu portfólio. Trabalhar com produtos de qualidade garante a satisfação do cliente. Além disso, marcas reconhecidas no mercado são uma forma de atrair consumidores que já conhecem e utilizam os produtos dessas empresas.
Aqui na Fabras trabalhamos com a Norton e Carborundum, as duas marcas mais famosas do mercado de abrasivos.
Esperamos que essas dicas possam te ajudar a garantir uma boa gestão do seu negócio e melhorar seus resultados.
Este conteúdo foi produzido por A&P Web Brasil, agência especializada em Marketing Digital.