As lixas são frequentemente utilizadas em pinturas para polir, nivelar, corrigir e uniformizar superfícies novas ou em processo de repintura. Cumprem a função de eliminar imperfeições, contaminantes, brilho e facilitar a aderência entre demãos, permitindo um acabamento ideal. Existem muitos tipos de lixas na indústria, sendo que as mais comuns são: lixa d’água, lixa para madeira, lixa para ferro e lixa para massa.
A Fabras Comercializa todos os tipos de lixa das marcas Norton e Carborundum e garante o menor custo x benefício.
Quanto menor for o número da lixa, mais grossa ela será e, quanto mais alto for o número, mais ela será fina. Abaixo você pode conferir os tipos de lixas mais apropriados de acordo com o trabalho a ser realizado:
Materiais Ferrosos
Tipo de lixa: 150 a 220. Indicada para pintura nova, preparação de metais ferrosos antes de aplicar o fundo ou primer imobiliário. Serve para remoção de ferrugem e carrepa de laminação, melhorar a ancoragem do fundo ou primer.
Tipo de lixa: 320 a 360. Indicada para pintura nova, preparação de superfícies pintadas com fundo ou primer imobiliário. Serve para o lixamento de fundos e primers para uniformizar a superfície.
Tipo de lixa: 320 a 360. Indicada para pintura nova, preparação de superfícies com acabamento fundo ou primer imobiliário. Serve para o lixamento entre demãos do acabamento tipo esmalte sintético para um acabamento fino.
Tipo de lixa: 360 a 400. Indicada para pintura nova, preparação de superfícies de alumínio, aço galvanizado e chapas zincadas. Serve para o lixamento de superfícies de alumínio, aço galvanizado e chapas zincadas para receber o fundo.
Tipo de lixa: 320 a 360. Indicada para repintura. Serve para melhorar ancoragem e lixamento entre demãos do acabamento com esmalte sintético para um acabamento fino.
Alvenarias
Tipo de lixa: 80 a 150. Indicado para pintura nova. Serve para remoção de partículas desagregadas e contaminantes.
Tipo de lixa: 180 a 220/360. Indicado para pintura nova. Serve para lixamento de massa corrida para nivelar e uniformizar a superfície e lixamento final de massa corrida para se obter um acabamento fino.
Tipo de lixa: 220. Indicado para pintura nova. Serve para lixamento de gesso para nivelar e uniformizar a superfície
Tipo de lixa: 220 a 240. Indicado para pintura nova e repintura. Serve para lixamento entre demãos do acabamento com látex fosco para um acabamento fino.
Tipo de lixa: 240 a 320. Indicado para pintura nova e repintura. Serve para lixamento entre demãos do acabamento com látex semi-brilho e acetinado para um acabamento fino e nos casos de repintura para melhorar a ancoragem.
Tipo de lixa: 320 a 400. Indicado para pintura nova e repintura. Serve para lixamento entre demãos do acabamento com esmalte sintético para um acabamento fino e nos casos de repintura para melhorar a ancoragem, principalmente sobre tintas com brilho.
Madeiras
Tipo de lixa: 100 a 220. Indicado para pintura nova. Serve para remoção de farpas e contaminantes.
Tipo de lixa: 320 a 360. Indicado para pintura nova. Serve para lixamento de massa a óleo e fundo nivelador para uniformizar a superfície.
Tipo de lixa: 320 a 400. Indicado para pintura nova. Serve para lixamento entre demãos do acabamento com esmalte sintético para um acabamento fino.
Tipo de lixa: 320 a 400. Indicado para repintura. Serve para melhorar a ancoragem e lixamento entre demãos para um acabamento fino.
Tipo de lixa: 100 a 220. Indicado para envernizamento novo. Serve para remoção de farpas e contaminantes.
Tipo de lixa: 320 a 500. Indicado para envernizamento novo. Serve para lixamento entre demãos para remoção de farpas e acabamento fino.
Tipo de lixa: 320 a 500: Indicado para envernizamento repintura. Serve para melhorar a ancoragem e lixamento entre demãos para um acabamento fino.